Notícias

Saiba como conseguir desconto de 50% na taxa de registro do primeiro imóvel

31/01/2019 - Mercado Imobilíario

noticias

Saiba como conseguir desconto de 50% na taxa de registro do primeiro imóvel
Desconto é válido para quem comprou o imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação, com recursos da caderneta de poupança e do fundo de garantia.
Por Ana Beatriz Serafim*, G1 Sorocaba e Jundiaí
24/01/2019 09h29  Atualizado há uma semana



A compra do primeiro imóvel é a realização do sonho de grande parte dos brasileiros. Para isso, é importante entender os processos do fechamento do negócio, desde as taxas aos contratos e registros. Pouco conhecida pelos brasileiros, há mais de 40 anos uma lei oferece 50% na taxa de registro do primeiro imóvel.
G1 conversou com o advogado Guilherme Guedes, que explicou que normalmente as taxas de compra de imóvel são o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), a escritura pública e o registro da escritura na matrícula do imóvel.
Além disso, é preciso estar atento à regularidade do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e, caso o imóvel esteja em condomínio, às taxas condominiais previstas.
"É através do registro do imóvel realizado no Cartório de Registro de Imóveis que o comprador do bem torna-se proprietário legal daquele imóvel. O registro é importante para que sejam evitados inúmeros problemas futuros."
Segundo o especialista, a Lei de Registros Públicos (Lei 6015/73) diz que o desconto é válido para quem comprou o imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com recursos da caderneta de poupança e do fundo de garantia.
"O comprador tem que ter o propósito de morar no imóvel. Outra imposição é a de que o imóvel tenha o valor máximo de R$ 950 mil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, e R$ 800 mil nos demais estados."
Direitos
Advogado explica que desconto é válido para quem comprou o imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação — Foto: Maktub Comunicação/Divulgação
O advogado ressalta que o abatimento não se aplica ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. "Ele é apenas para o pagamento dos chamados emolumentos, que são os custos cartoriais para o registro do imóvel."
Ainda conforme o especialista, caso se encaixe nas regras do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, o comprador tem direito a um desconto ainda maior nas taxas do cartório, conseguindo de 80% a 90%. Entenda:
  • Quando o imóvel é de compradores com renda familiar mensal superior a seis ou até 10 salários mínimos, se assegura um desconto de 80% na taxa do registro da escritura;
  • Já se o imóvel é de compradores com renda familiar mensal superior a três e igual ou menor que seis salários mínimos, se assegura um desconto de 90% na taxa do registro da escritura;
  • E no caso da renda familiar mensal ser abaixo de três salários mínimos, o contrato de financiamento bancário é feito pelo cartório gratuitamente.
"A exigência de limites do financiamento imobiliário através das regras do Sistema Financeiro da Habitação está sempre se atualizando. Por esta questão, é necessário que o comprador consulte o limite vigente no momento do investimento do imóvel."
Entretanto, se a circunstância da compra do imóvel for por alienação fiduciária, o comprador não tem direito ao desconto. O advogado explica que, nesse caso, o devedor (fiduciante) transmite ao credor (fiduciário) o imóvel em garantia de dívida assumida.
"O credor recebe a propriedade sobre o bem dado em garantia, mas não de forma plena. Na prática, o bem dado em garantia passa a ter dois proprietários: um com direito à propriedade chamada fiduciária (o credor) e outro com a propriedade fiduciante (o devedor). Dessa maneira, nenhum deles tem a propriedade plena sobre o bem."

Como conseguir o desconto
É importante que o comprador saiba que deve pedir o desconto, pois os cartórios não têm a obrigação de divulgar o direito e futuramente não é possível conseguir reembolso sobre as taxas.
"Para obter o desconto, o comprador preenche uma declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquele imóvel é o seu primeiro, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei", orienta.
Guilherme Guedes também explica que o comprador têm recursos caso o cartório negue o desconto. "A vítima pode registrar um requerimento na Corregedoria Geral de Justiça e, se mesmo assim não for atendido, poderá ingressar com medida judicial para impor ao cartório a concessão do desconto."
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku.
 




Fonte: Ana Beatriz Serafim*, G1 Sorocaba e Jundiaí

Outras Notícias

Caixa reduz juros dos financiamentos imobiliários

Caixa reduz juros dos financiamentos imobiliários Banco também unificou taxas cobradas para diferentes faixas de renda; em duas ou tr&e...

PAGAMENTO DE DÍVIDAS PODERÃO SER REPARCELADAS

Os contribuintes que possuem débitos com a Prefeitura de Piracaia poderão aderir ao Programa de Pagamento Incentivado (PPI), que oferece...

REGRAS PARA O FINANCIAMENTO PELO MINHA CASA MINHA VIDA

Conheça as regras para o financiamento pelo Minha Casa Minha Vida O programa foi responsável por 77% dos lançame...

VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Se você vai comprar/vender uma propriedade , saiba que alguns fatores influenciam na valorização de imóveis. Entender isso ...

Caixa dará desconto de até 90% em dívidas para reabilitar consumidores

Economia Caixa dará desconto de até 90% em dívidas para reabilitar consumidores O banco público espera obter, pelo meno...

Sinais de melhora no mercado de imóveis comerciais

Sinais de melhora no mercado de imóveis comerciais A vacância de condomínios logísticos de alto padrão em S&ati...

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DO IMÓVEL NA PREFEITURA?

Compra, venda, construção ou transferência de imóvel por herança: qualquer uma dessas situações dema...

Saiba o que fazer para não cair em golpes na hora de comprar um imóvel

São muitos os detalhes que devem ser observados, tanto em relação à documentação quanto a dívidas ...

DIREITO À MORADIA: TODOS TÊM DIREITO A UM LAR

Casa, lar doce lar, “cafofo”. Todo mundo tem um para chamar de seu, não é? Infelizmente, não, e é sobre ...

Segmento de baixa renda está pronto para a reação

Terrenos, capacidade instalada e capital para investimento estão disponíveis. Só falta crédito ao consumidor El...